Índia, terra de oportunidades !

Com cerca de 1.202 milhões de habitantes, a Índia tem a sua capital localizada em Nova Deli, sendo as transações financeiras realizadas em rupias indianas.
Os combustíveis minerais, óleos minerais e produtos de destilação, bem como as pérolas naturais, cultivadas e preciosas, bem como veículos e outro material de transporte são os produtos com maior taxa de exportação.
Tendo ocupado, em 2010, o 20º lugar como exportador e 13º como importador, tem como principais clientes os Emirados Árabes Unidos, os Estados Unidos da América e a China, bem como principais fornecedores a China, os Emirados Árabes Unidos e a Suiça, segundo dados do AICEP Portugal.
Perfil do mercado Indiano

O mercado indiano garante imensas oportunidades para as empresas portuguesas. Contudo os operadores de telecomunicações, os construtores de infra-estruturas, os produtores de equipamentos e para empresas de serviços associados são aquelas que poderão beneficiar com maior rapidez do seu investimento.
Um conjunto de factores está na base destas condições excepcionais:
- A expansão da economia indiana com especial incidência no desenvolvimento do sector dos serviços;
- Uma estrutura demográfica favorável com uma população activa numerosa e jovem;
- Um acelerado processo de urbanização com um aumento dos recursos financeiros disponíveis.
Fazer negócios na Índia
A Índia é o segundo maior centro populacional do mundo, com uma cultura vasta e que difere, em inúmeros pontos, da cultura ocidental. A Economia Indiana é tida como uma das grandes potenciais mundiais em ascensão, pelo que a ponderação de internacionalização da empresa para a índia é um fator que qualquer empresário deverá estudar.Dicas para negociar na Índia
- Para singrar no mercado Indiano há a necessidade de estudar, com todo o pormenor, os hábitos dos consumidores daquele País, que diferem, em muito, com os hábitos Europeus. A personalização de produtos e serviços aos consumidores Indianos pode ser uma boa estratégia.
- O inglês é um idioma fundamental para a negociação neste País. Apesar de existirem diversos idiomas principais, o inglês é um idioma bastante utilizado, e a grande maioria dos Indianos dominam esta língua.
- O cartão de visita a ser entregue deverá estar, igualmente, em Inglês e deverá ser, sempre entregue com a mão direita.
- Adapte-se ao contexto indiano e tenha em atenção que nos negócios para com este País, podem levar um longo período de tempo.
- As reuniões iniciam-se, geralmente, com assuntos leves e cordiais, com grande relevância para temas como política e reformas económicas.
- Na Índia a aceitação a novas ideias pode levar o seu tempo, pelo que o processo de negociação nem sempre é célere. A recetividade a novos negócios é estudada tanto a nível do produto ou serviço apresentado, bem como a nível de fontes e referências. Realçar parceiros ou clientes na Índia pode ser uma mais-valia.
- A negociação pode incluir uma redução de preços às ofertas iniciais. A alta taxa de impostos para produtos importados poderá deixar os artigos com valor elevado.
* Este site respeita o novo acordo ortográfico