Angola, um país para construir !

Com cerca de 19,6 milhões de habitantes, Angola tem a sua capital localizada em Luanda. A sua unidade monetária é o Kwanza Angolano.
Tendo ocupado, em 2010, o 51º lugar como exportador e o 69º como importador, tem como principais clientes os mercados Chinês, Americano e Tailandês, e como principais fornecedores o mercado Português, Chines e a América do Norte, segundo dados do AICEP Portugal
Perfil do mercado Angolano

Nos últimos anos em franca expansão económica, a aposta em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, bem como equipamentos urbanos fizeram o setor da construção civil ter um forte crescimento no País, acompanhado por estabilidade política, económica e social.
Fazer negócios e exportar para Angola
Se pretende exportar para Angola, deve compreender que é um mercado complexo para iniciar a internacionalização pelo que o correto apoio no momento da prospeção pode ser fator chave para o sucesso e orientação.
Existem um conjunto de procedimentos e trâmites necessários conhecer e cumprir, ao nível da legislação, para exportar para Angola. Todas estas regras devem ser cumpridas, para que os negócios sejam desenvolvidos em conformidade com o País, e de forma legal.
Dicas úteis para negociar e exportar para Angola
- Se pretende começar a exportar para Angola, planeie e calendarize todos os negócios com rigor, tanto a nível jurídico, como financeiro, recursos humanos e comunicação.
- Investir em Angola significa ter capacidade de adaptação e reação ao contexto Africano, totalmente diferente do contexto Europeu. Deste modo se pretende iniciar o processo de exportar para Angola, é fundamental o profundo conhecimento do mercado.
- É possível prestar serviços a clientes em Angola sem representação local, no entanto, na lei das sociedades comerciais Angolana está estabelecido que no caso de prestação superior a um ano, esta deverá ser acompanhada por representação local.
- Os negócios mais importantes devem ser realizados pessoalmente pelo gestor ou equipa de gestão da empresa.
- As negociações poderão ser conduzidas em Inglês.
- Por regra, os Angolanos são um povo animado e hospitaleiro, sendo corteses e recetivos com os negociadores estrangeiros. Tendo forte espírito empresarial, são bastante atentos à perspetiva de concretização de novos negócios.
Com as devidas precauções tem, deste modo, porta aberta para começar a exportar para Angola!
Negociar e investir além fronteiras é um processo sério, oneroso e que leva bastante tempo de análise e negociação. Uma empresa deve apoiar-se neste momento, através de profissionais experientes em cada mercado, nomeadamente, se pretende exportar para Angola, como forma de garantir que todos os processos e formalidades são cumpridos, tendo a certeza que o seu processo de internacionalização corre com todo o sucesso.
* Este site respeita o novo acordo ortográfico